Uma lista de coisas
- desenfresca

- 24 de out. de 2021
- 3 min de leitura
Te amo, listas!
Há cerca de 15 dias estou devendo este texto sobre o processo de TCC aqui no blog, e a minha ideia inicial era fazer durante o processo, porque eu achei ~com certeza absoluta~ de que eu conseguiria tempo e disposição. Mas não foi assim!
O TCC foi e não foi um bicho de sete cabeças, é um processo que mexe bastante com você, e te faz questionar algumas coisas sobre o 'você profissional'. E por isso preciso contar como cheguei no meu tema.
Ano passado, 2020, entramos em ensino remoto emergencial (ERE), por conta da pandemia. E logo em um semestre que eu aguardava muito pelas aulas de Assessoria de Imprensa, matéria do sexto semestre se não me engano. É uma área que eu me descobri, e gosto muito, logo, estava muito muito ansiosa para que ela chegasse, e ai eu aprender coisas novas e aplicar no dia a dia. Ok!
Chegaram as aulas, e a maravilhosíssima Sandra trouxe crise para as aulas. Assim, de cara, bam: queda de avião, morte, imprensa, crise, agir, rápido, corre! MUITO incrível ver toda a estratégia por trás, e assim seguimos o semestre, fascinadas por um tema maravilhoso. Assim que entramos de férias, decidi fazer um curso a parte sobre crise: gerenciamento de redes sociais em tempos de crise. Compartilhei o processo e materiais com Sandra e chegamos ao assunto: vamos produzir um TCC sobre crise em Roraima!
Crise de imagem ainda é um tema pouquíssimo procurado por aqui, então temos um tema interessante e inovador! Depois de muita pesquisa e aperreio aos professores, que citei no texto de convite para a banca, chegamos ao tema "A Covid-19 e a comunicação na Sesau/RR: a implantação do comitê de gestão de crise, CGC, na pandemia"
Foi muito doido produzir isso, durante os meses de muita leitura e quebra de cabeça, pensando no que coloca, o que tira, como escrever de uma forma sutil, um tema tão delicado e atual, que mudava de 10 em 10 dias. Troca de secretário, escândalo, etc. Foi DOIDO!
Mas vamos encurtar esta história, chegamos em outubro, defesa marcada para dia 11/10, às 10h. A primeira do semestre, abrindo a semana de defesas. Jesus quanta ansiedade! Foi uma mistura de sentimentos enorme, e eu, que até então não estava TÃO ansiosa, entrei em parafusos. Quero registrar meu muito obrigada de coração quentinho aos amigos do brócolis. Foi essencial o final de semana que tivemos, eu realmente me diverti tanto, com pessoas tão especiais, que nem conseguia pensar em quanto duvidava de mim para o dia seguinte, na segunda-feira. Vocês foram incríveis demais comigo, muito obrigada por todo o aconchego, sou tão feliz desse grupinho ter se aproximado!
No final do domingo, já em casa, fui deitar para dormir pensando no 7, mas eu iria ficar triste se fosse só o 7, então dormi pensando e rezando pelo 8. Nunca, jamais, imaginei notas altas, porque, mais uma vez: eu duvido muito de mim mesma!
10h da manhã parecia não chegar, nunca! Achei que ia infartar. Acordei cedinho, tomei banho, café, dancei e pulei pela casa. Preparei uma maquiagem que me deixou mais confiante, liguei o computador e iniciei um último ensaio, com as principais coisas que não poderia deixar de falar. Chegou a hora, minha apresentação durou cerca de 15 minutos. E novamente eu quero agradecer pessoas tão especiais que estiveram presentes durante esse tempo assistindo um dos momentos mais importantes da minha vida. Nem consigo acreditar em tudo que estava vivendo. Consigo pensar no dia a dia das pessoas, tão queridas, parando quase duas horas do dia 11 de outubro pra acompanhar esse projeto, que eu me doei durante tanto tempo para produzir. Eu amo amo vocês e nunca vou deixar de agradecer por estarem comigo nesse dia!!
O inesperado veio! 9,5! eu NUNCA poderia imaginar com essa nota, como diria Taylor Swift, nem nos meus sonhos mais selvagens. Nunca! Fiquei tão emocionada, chorei, gritei e sorri. Meu dia! Dia de comemorações, e correções.
Foi muito feliz! Fiquei e sigo assim, feliz da vida!
O TCC foi um processo muito maluco de viver durante a pandemia, e em alguns dias eu só queria chorar com o tanto de notícia ruim que acontecia, falando em contexto de Estado e País mesmo, todo dia, o mané do presidente aparecia para depreciar ainda mais nosso dia, com escândalos e declarações que fazem a gente querer morrer de tanta raiva, e desespero.
Apesar de tantos pesares, eu ~nem acredito~ mas consegui, e eu me sinto muito feliz! Agora eu sou uma jornalistazinha ~contém ironias~. Agora é #ameninadacrise <3





Comentários